Com o objectivo de elevar o nível de conhecimento e a compreensão sobre finanças pessoais, a Sociedade Mineira do Luele realizou hoje, dia 26 de fevereiro de 2025, no salão de eventos, um Workshop sobre Literacia Financeira. O evento visou capacitar os participantes em temas como finanças pessoais, gestão de orçamento, poupança, investimentos e oferecer ferramentas essenciais para a tomada de decisões financeiras mais racionais e seguras.
No acto da abertura, o Presidente do Conselho de Administração, Rómulo Mucase, destacou a importância da literacia financeira e exortou os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos no evento, no seu quotidiano, de formas a promover uma cultura de gestão financeira responsável e sustentável, vantajosa para cada um de nós e também para a empresa.
Dentre os temas abordados, falou-se sobre “Economia Doméstica”, uma palestra ministrada por Daniel Vunge, Consultor Financeiro e Escritor, autor de duas obras intituladas “Não corra atrás do sucesso” e “A doença do dinheiro”.
Após o intervalo, decorreu o segundo painel com o tema “Debates sobre Poupança e Investimento”, moderado por Anatoli Ginga, Técnico Sénior de Planificação de Programas de Formação e Gestão de conhecimento, que contou com a participação de Osvaldo Pinto, Chefe do Departamento de Sustentabilidade, Mário Almeida, Controller Financeiro, Nicolau Cazanga, Agente Bancário e Carlos Augusto, Empresário e Palestrante.
A iniciativa buscou também estabelecer um diálogo aberto com os participantes sobre a importância da educação financeira, além de trazer reflexões modelos exequíveis e compatíveis com a realidade económica local. A literacia financeira, entendida como a capacidade de compreender e aplicar conhecimentos sobre gestão financeira, é um pilar fundamental para garantir estabilidade económica e segurança financeira.
No final do Workshop, a Administradora Executiva, Ofélia Xili, fez algumas reflexões sobre os temas e encerrou oficialmente o evento.