Mais de trezentas pessoas participaram na palestra alusiva ao dia mundial da segurança e saúde no trabalho, realizada pela Sociedade Mineira do Luele, nesta terça-feira, 29 de abril de 2025.
O evento decorreu no salão de eventos da mina e contou com a presença de gestores da Sociedade Mineira do Luele, designadamente, o Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Rómulo Mucase, Administradores Executivos Paulo Mandela, Flávio Fernandes, e Ofélia Xili, bem como, Directores, Chefes de Departamentos e Sectores, Colaboradores, membros do Instituto Nacional de Segurança Social na Lunda-Sul e dos Serviços Provinciais de Inspeção Geral de Trabalho da Lunda Sul, encabeçado pelo Dr. Abel Seheno Fidel.
O ensejo de boas-vindas foi proferido pelo Director dos Recursos Humanos, Xavier Santa Maria, em representação do Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Rómulo Mucase, que realçou a importância que este dia representa para os profissionais da mineração, bem como, a observância do uso dos equipamentos de protecção individual e colectivo.
Durante o discurso de abertura, o Chefe dos Serviços Provinciais de Inspeção Geral de Trabalho na Lunda Sul, Abel Seheno Fidel, afirmou que desde janeiro até a presente data (04/2025), a Lunda Sul registou 48 casos de acidentes de trabalho.
O responsável fez saber, igualmente, que, a nível da Lunda Sul, quatro empresas cumprem, na plenitude, com as normas vigentes de segurança e higiene no trabalho sendo a Sociedade Mineira do Luele uma delas.
“O 28 de Abril é uma data que nos serve de reflexão sobre os acidentes no local de trabalho devemos procurar evitá-los” concluiu.
A primeira parte da palestra foi ministrada pela Dra. Libânia Souto, que abordou o tema “Cultura Organizacional”, seguida pelo prelector Engº. Carlos Muteba, que falou do Regime Jurídico de Vinculação e a contribuição da Protecção Social Obrigatória.
Libânia Souto, disse na sua intervenção que, trezentos e vinte sete mil casos de transtornos mentais foram registados em Angola de 2020 a 2024, resultantes do estresse laboral.
Entretanto, a palestrante apontou a falta de empatia entre trabalhadores como um dos factores que estão na base do mau clima no local de trabalho e apelou à criação de um ambiente harmonioso, em prol do bem-estar da organização.
O líder de atendimento do Instituto Nacional de Segurança Social na Lunda Sul, Espírito António, durante a sua intervenção, quando falava dos benefícios da Proteção Social Obrigatória, apresentou as vantagens de se estar registado no INSS e os benefícios da apólice de velhice.
Saúde e Segurança no trabalho, prevenção de doenças e acidentes no contexto tecnológico é o tema que dominou a segunda parte do encontro, sob dissertação do Eng.º Carlos Ferreira. O ambientalista fez menção dos perigos e riscos existentes no local de trabalho e que quando são negligenciados resultam em acidentes fatais.
Por seu turno, o Dr. Vasco Martins, abordou o tema “Responsabilidade Jurídica dos Empregadores na Prevenção de recursos Profissionais”. Em seguida, o Dr. Cláudio Tanda encerrou o painel com a apresentação sobre “Teletrabalho e Cobertura Legislativa”, seguida de uma sessão de perguntas e respostas.