A delegação que representou a Sociedade Mineira do Luele na Feira Bauma 2025, realizada na Alemanha, entre os dias 7 a 13 de Abril de 2025, encerrou a sua participação com avaliação positiva. O evento, considerado o maior do mundo no sector da construção e mineração, proporcionou aos participantes uma oportunidade única de contacto presencial com as mais recentes inovações tecnológicas da indústria mineira.
Durante a visita, os integrantes da delegação, tiveram acesso a uma variedade de soluções de última geração, voltadas para o sector mineiro. Entre as várias soluções, destacam-se os sistemas anti-colisão, reguladores de velocidade, sistemas avançados de gestão e controlo, equipamentos de última geração e dispositivos electrónicos com monitoramento remoto, que prometem maior eficiência e segurança nas operações.
No domínio da segurança laboral e a preservação ambiental, foram identificadas tecnologias que visam reduzir significativamente o risco de acidentes de trabalho, entre elas, destacam-se os simuladores para treino de operadores e sistemas anticorrosão desenvolvidos para equipamentos que operam em ambientes aquáticos.
No domínio geológico, destacam-se sistemas de mapeamento que permitem modelação tridimensional mais precisas do subsolo, que visam melhorar o planeamento de exploração, sensores para análise em tempo real, capazes de identificar a composição mineralógica de amostras, sistemas de detecção de metais (scanners de alto desempenho), capazes de mapear a presença de metais no subsolo, entre outras soluções.
Dentre os vários expositores visitados durante o evento, destacam-se: Mibrag – VDMA, Liebherr, Develon, Komatsu, Volvo, Caterpillar, GoodYear, DJI, Dozco, onde a delegação teve contacto directo com as mais modernas inovações tecnológicas do sector.
A visita permitiu ainda o estreitamento de relacções com potenciais parceiros internacionais e o reforço de intercâmbio no sector mineiro a nível global, o que poderá traduzir-se em futuras parcerias estratégicas.
A delegação expressou o seu agradecimento pela oportunidade de participar neste evento de grande relevância e sublinhou a importância de iniciativas do género continuarem a ser promovidas em prol do compromisso com o futuro.
Segundo os membros que integraram a delegação, a troca de experiências e o acesso directo à tecnologia de última geração, são fundamentais para a modernização e o crescimento sustentável do sector mineiro, sendo expectável que no futuro, a Sociedade Mineira do Luele, possa implementar algumas das soluções observadas durante o evento, com o objectivo de reforçar o seu compromisso com a inovação, segurança e eficiência operacional.
A delegação da Sociedade Mineira do Luele esteve composta pelo Administrador para Administração, Finanças e Fiscalidade, Paulo Mandela e integrou ainda Flávio Francisco, Administrador para Energia e Manutenção Técnica; Tinta Vunda, Director de Geologia e Operações Mineiras; João Silveira, Director de Aprovisionamento e Logística; Telírio Pinto, Assessor do PCA; Divaldo Dieudonne, Chefe de Departamento de Manutenção Técnica; Carlos Ferreira, Chefe de Departamento de Segurança e Ambiente do Trabalho; Bruno Rocha, Chefe de Departamento de Planeamento Integrado, Pesquisa e Desenvolvimento; Amaral Pacheco, Chefe do Sector de Desenvolvimento de Políticas de Capital Humano; Madisosi Vontade, Chefe do Sector de Geologia de Produção e Gestão de Stock Minério; Gabriel Barbosa, Técnico Administrativo e de Serviços Gerais; Pedro Muamutumbo, Técnico de Administração Sénior e de Serviços Gerais e José Tavares, Técnico de Comunicação e Imagem.